Topo
Notícias

Governo da Alemanha prorroga veto a exportação de armas para a Arábia Saudita

18/09/2019 14h11

Berlim, 18 set (EFE).- O governo da Alemanha aprovou nesta quarta-feira a prorrogação, por seis meses, do veto a exportação de armas para a Arábia Saudita, determinada depois do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em outubro de 2018.

De acordo com a medidas, os envios previamente autorizados seguirão bloqueados até 31 de março do próximo ano. Além disso, não serão permitidas qualquer novas transações com os sauditas.

A coalizão que comanda o governo do país, liderada pela chanceler Angela Merkel e os social-democratas concordaram em março de 2017, com a proibição das exportações aos países "diretamente envolvidos" com a guerra do Iêmen, que é o caso da Arábia Saudita.

Em novembro de 2018, a medita se tornou um veto total do comércio com os sauditas, após a morte de Khashoggi, no consulado da do país asiático em Istambul, na Turquia.

Essa é a segunda prorrogação da medida que impede as transações da Alemanha com a Arábia Saudita.

Nos últimos dias, os parlamentares conservadores fizeram comentários favoráveis a um relaxamento do embargo, após o ataque com drones contra instalações petrolíferas sauditas. EFE

Notícias