Topo
Notícias

Parlamento europeu apoia Lagarde para presidência do Banco Central Europeu

17/09/2019 17h15

Estrasburgo (França), 17 set (EFE).- O plenário do Parlamento Europeu deu nesta terça-feira aval à candidatura da francesa Christine Lagarde para a presidência do Banco Central Europeu (BCE) no lugar do italiano Mario Draghi, cujo mandato termina em 31 de outubro.

Em um voto não vinculativo, os eurodeputados decidiram por um placar de 394 votos a favor, 206 contra e 49 abstenções apoiar a candidatura de Lagarde, ex-diretora do Fundo Monetário Internacional e ex-ministra da Economia da França.

Lagarde foi escolhida em julho pelos chefes de Estado e de Governo da UE para presidir o BCE a partir de 1º de novembro.

Embora tanto a Eurocâmara como o próprio BCE devam se pronunciar sobre as nomeações dos membros da direção executiva da entidade, o apoio não é imprescindível para que assumam o cargo.

Lagarde já tinha sido aprovada em uma audiência na comissão de Assuntos Econômicos da Eurocâmara em 4 de setembro, que validou sua candidatura com 37 votos a favor, 11 contra e 4 abstenções em uma votação não vinculativa após quase três horas de debate.

A decisão final sobre se Lagarde presidirá o banco central da zona do euro será tomada pelos chefes de Estado e de Governo na cúpula europeia de outubro. EFE

Notícias