Topo
Notícias

ONU prorroga missão no Afeganistão após acordo de última hora

17/09/2019 15h33

Nações Unidas, 17 set (EFE).- A ONU prorrogou nesta terça-feira a missão política no Afeganistão, após um acordo de última hora entre os membros do Conselho de Segurança que permitiu superar a fratura entre a China e os Estados Unidos.

Por unanimidade, o principal órgão de decisão das Nações Unidas aprovou uma resolução que dá continuidade à operação (conhecida como UNAMA) por mais um ano.

No dia anterior, os 15 países não chegaram a um acordo e foram obrigados a atrasar a votação. Segundo fontes diplomáticas, o principal empecilho foi a insistência da China de que a resolução fizesse referência à iniciativa chinesa da nova "Rota da Seda", que contava com a oposição dos EUA e alguns de seus aliados.

A questão criou um embate entre os dois países em março e terminou com uma renovação técnica do mandato da missão por apenas seis meses, em vez de 12, como habitualmente.

No entanto, durante esse período não foi possível aparar as arestas e a China ameaçou vetar a nova resolução caso não incluísse sua reivindicação, que já figurou em textos anteriores, segundo uma fonte diplomática.

Por fim, o documento inclui referências a iniciativas de cooperação e conexão regional, embora sem mencionar diretamente nenhuma.

A UNAMA, uma missão de tipo político, tem como objetivo apoiar o Afeganistão no caminho para a paz e desempenha um papel importante na preparação das eleições de 28 de setembro, confirmada nesta terça-feira pela resolução do Conselho de Segurança.

A renovação da missão ocorre em um momento de incerteza marcado pela ruptura das conversas de paz entre os Estados Unidos e os talibãs. EFE

Notícias