Topo
Notícias

França desaloja acampamento de migrantes no norte do país

17/09/2019 07h55

Grande-Synthe, França, 17 Set 2019 (AFP) - A polícia francesa começou a desmantelar nesta terça-feira um grande acampamento de migrantes no norte do país, onde mais de 1.000 pessoas viviam, em cumprimento a uma decisão da justiça.

O acampamento começou a se estabelecer em dezembro de 2018, quando o prefeito de Grande Synthe (norte) abriu de forma provisória um ginásio para abrigar famílias de migrantes, a maioria procedente do Curdistão iraquiano, para que se protegessem do intenso frio.

Mas o número de pessoas que começou a se instalar no ginásio e em seus arredores cresceu até alcançar mais de 1.000 pessoas, vivendo sobretudo em barracas.

Em 4 de setembro, um tribunal francês ordenou que o ginásio fosse fechado, atendendo assim aos pedidos das autoridades locais e dos moradores da região, que se queixavam de violência, sujeira e tráfico de drogas.

As autoridades francesas impedem que grupos de migrantes formem acampamentos desde o desmantelamento em 2016 de uma imensa zona de migrantes na região de Calais, no norte, chamada de Selva.

Esta política do governo foi criticada por grupos de direitos humanos.

cmk-rl/shu/bl/es/mr

Notícias