Topo
Notícias

Ações na China fecham em baixa após Pequim manter inalterada taxa de empréstimo

17/09/2019 08h21

XANGAI (Reuters) - As bolsas de valores da China fecharam em baixa nesta terça-feira, depois que Pequim manteve inalterada uma taxa de juros de empréstimos, mesmo com dados apontando pressão de desaceleração sobre a segunda maior economia do mundo.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,7%, com o índice de Xangai apresentando a mesma queda de 1,7%.

O Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês) rolou empréstimos de um ano a instituições no país, mas manteve inalterada a taxa de financiamento, um sinal de que está disposto a manter crédito adequado para apoiar uma economia que está em desaceleração, mas com postura cautelosa sobre excesso de estímulos.

Embora alguns analistas considerem que a medida foi calculada, muitos ainda esperam que o banco central aumente o estímulo nesta semana, puxando as taxas de referência para novos empréstimos para níveis mais baixos na sexta-feira, à medida que os bancos centrais se apressam para afrouxar políticas monetárias em todo o globo.

A ação do banco central chinês veio depois de dados do dia anterior mostrarem uma desaceleração econômica mais intensa em agosto, o que reforçou previsões de que a China provavelmente cortará algumas de suas principais taxas de juros esta semana para evitar um freio mais acentuado na atividade.

Investidores aguardam os próximos capítulos das negociações comerciais sino-americanas, enquanto ainda restam dúvidas sobre o progresso que os dois lados podem fazer desta vez.

As negociações comerciais entre Estados Unidos e China devem começar em Washington na quinta-feira, disse o Escritório do Representante de Comércio dos EUA na segunda-feira, abrindo caminho para negociações de alto nível em outubro com o objetivo de resolver uma guerra comercial que já dura 14 meses.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,06%, a 22.001 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,23%, a 26.790 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,74%, a 2.978 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,68%, a 3.891 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,01%, a 2.062 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,22%, a 10.874 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,65%, a 3.183 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,33%, a 6.695 pontos.

(Por Luoyan Liu e John Ruwitch)

Notícias