Topo
Notícias

Falha em sistema de interconexão provoca apagão na América Central

A silhueta de um homem em uma loja durante queda de energia em Tegucigalpa, Honduras - JORGE CABRERA/ REUTERS
A silhueta de um homem em uma loja durante queda de energia em Tegucigalpa, Honduras Imagem: JORGE CABRERA/ REUTERS

16/09/2019 20h30

Uma falha no sistema regional de interconexão elétrica nesta segunda-feira (16) causou um blecaute geral em Honduras e Nicarágua e afetou parcialmente os sistemas na Guatemala e em El Salvador, informou a empresa responsável.

"Um estado de emergência foi apresentado no Sistema Elétrico da América Central (SER) devido a uma falha na linha de transmissão de 230 kW (quilowatts) em Honduras", disse em nota a Entidade Operadora Regional (EOR), com sede na capital salvadorenha.

O fenômeno deixou quase todo o território de Honduras e Nicarágua sem eletricidade, segundo a entidade.

O EOR, anexado ao Sistema de Integração da América Central (SICA), é responsável por administrar e operar técnica e comercialmente as transações de energia entre a América Central e o México.

Segundo a EOR, essas oscilações produziram um "disparo" da interconexão Guatemala-México, que ativou um sistema de proteção de desconexão automática.

Consequentemente, informou, "se dá um apagão total nos sistemas elétricos" da Nicarágua e de Honduras, "sendo isolados de outros países da região".

Os sistemas elétricos da Guatemala e de El Salvador também foram parcialmente afetados, onde foram registrados cortes parciais.

Um porta-voz do EOR disse à AFP que em El Salvador e na Guatemala "o corte energético (ocorrido às 14H50 de Brasília) foi breve".

Notícias