Topo
Notícias

Manifestantes de Hong Kong lançam bombas de gasolina em prédios do governo

15/09/2019 14h46

HONG KONG (Reuters) - A polícia de Hong Kong disparou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que jogavam bombas de gasolina em prédios do governo neste domingo, e não há sinais da desistência de protestos que às vezes se tornam violentos.

Alguns manifestantes atiraram tijolos contra a polícia do lado de fora da base do Exército de Libertação do Povo Chinês, no distrito do Almirantado da cidade, e destruíram e atearam fogo a uma faixa vermelha proclamando o 70º aniversário, em 1º de outubro, da fundação da República Popular da China, em uma afronta direta a Pequim.

Um canhão de água pegou fogo depois de ser atingido por coquetel molotov. Outro canhão de água disparou jatos azuis de água, usados ​​em outras partes do mundo para ajudar a identificar os manifestantes posteriormente.

"Manifestantes radicais estão atualmente ocupando a Harcourt Road no Almirantado, vandalizando escritórios do governo central e jogando repetidamente bombas de gasolina dentro dos locais", disse a polícia em comunicado.

Milhares de manifestantes, muitos vestidos com máscaras pretas, bonés e óculos escuros para esconder sua identidade, correram pelas ruas do centro financeiro em táticas de ‘gato e rato’ com a polícia, incendiando ruas e bloqueando estradas no coração da cidade.

As autoridades agiram rapidamente para apagar os incêndios e a polícia disparou saraivadas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, inclusive no movimentado distrito comercial e turístico de Causeway Bay.

Uma grande presença policial podia ser vista dentro e ao redor das estações de metrô. A operadora ferroviária MTR Corp tornou-se o principal alvo de vandalismo, uma vez que ativistas ficaram irritados com o fechamento das estações durante protestos.

As lojas nas principais áreas de protesto fecharam mais cedo. Mais de três meses de manifestações continuam afetando os negócios. A Autoridade Aeroportuária informou no domingo que o número de passageiros caiu 12,4 por cento em agosto em relação ao ano anterior, para seis milhões.

No mês passado, manifestantes lotaram o saguão de desembarque do aeroporto, causando atraso e cancelamento de voos, enquanto procuram chamar a atenção do mundo para sua luta pela democracia.

Mas enquanto cenas caóticas de manifestantes em choque com a polícia são transmitidas ao vivo para o mundo, a vida de muitos no território governado pela China continua relativamente normal.

Os manifestantes estão zangados com o que consideram uma interferência de Pequim nos assuntos da cidade, apesar da promessa de autonomia.

Notícias