Topo
Notícias

Trump e Abe discordam sobre recentes testes da Coreia do Norte com mísseis

25/08/2019 10h35

Biarritz (França), 25 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, discordou neste domingo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, sobre se os recentes testes com mísseis de curto alcance da Coreia do Norte violam as resoluções das Nações Unidas.

"Não estou satisfeito, mas (o líder norte-coreano, Kim Jong-un) não está violando nenhum acordo", afirmou Trump, ao lado de Abe, em pronunciamento conjunto durante a cúpula do G7 realizada em Biarritz, na França.

Por sua vez, Abe ressaltou a "posição muito clara (do Japão) que o lançamento dos mísseis desta semana viola claramente as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU".

"Foi extremamente lamentável", afirmou Abe, cujo país está sob o alcance dos projéteis norte-coreanos.

"Gostaria que o presidente Trump e eu estejamos sempre do mesmo lado quando se trata da Coreia do Norte", acrescentou.

Ontem, enquanto os líderes do G7 chegavam a Biarritz para a cúpula do G7, o regime norte-coreano realizava o sétimo teste com mísseis de curto alcance no mar do Japão (chamado de mar do Leste nas duas Coreias) em menos de um mês.

O teste aconteceu depois de o governo de Pyongyang aumentar o tom das críticas contra Washington e enquanto permanece em aberto a possibilidade de retomada das negociações para o fim do programa nuclear norte-coreano. EFE

Notícias