Topo
Notícias

Reino Unido deixará União Europeia em 31/10 mesmo sem acordo, diz fonte

William James e Crispian Balmer

Biarritz (França)

25/08/2019 13h35

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que o Reino Unido deixará a União Europeia em 31 de outubro, independentemente das circunstâncias, segundo uma autoridade britânica neste domingo após os dois se encontrarem na cúpula do G7 na França.

Antes da reunião, Tusk e Johnson haviam discutido quem seria o culpado caso o Reino Unido deixasse a UE em 31 de outubro sem um acordo de saída.

Johnson disse a Tusk que sua preferência ainda era buscar um acordo com a UE e repetiu que ele ainda estaria disposto a sentar e conversar com o bloco e os estados membros, disse a autoridade.

"O primeiro-ministro repetiu que deixaremos a UE no dia 31 de outubro, independentemente das circunstâncias, devemos respeitar o resultado do referendo", disse a autoridade.

Os dois se reunirão novamente na Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo mês.

Um funcionário da UE, que não quis ser identificado, disse que a reunião reafirmou posições conhecidas.

"Precisamos de informações do lado deles. ... O que idealmente esperávamos e procurávamos eram novos elementos para desvendar a situação", disse uma autoridade da UE. "Mas foi absolutamente cordial o tempo todo. Não foi difícil."

Ele acrescentou que era reconfortante que Johnson tivesse reiterado que queria chegar a um acordo.

Notícias