Topo
Notícias

França considera reunião com negociador nuclear iraniano como "positiva"

25/08/2019 15h48

Biarritz (França), 25 ago (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, teve neste domingo uma reunião considerada "positiva" com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em Biarritz, paralelamente à cúpula do G7, sobre as recentes tensões envolvendo o país islâmico e seu programa nuclear, segundo uma fonte do Palácio do Eliseu.

A fonte disse que a Alemanha e o Reino Unido - signatários, assim como a França, do pacto nuclear com o Irã - participaram da reunião com o chanceler iraniano, sobre cuja visita o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi informado.

Após o encontro com Macron, Zarif deixou Biarritz no mesmo avião no qual tinha desembarcado na cidade do sudoeste da França, mas os contatos prosseguirão hoje e amanhã pela manhã com outras autoridades iranianas, segundo o governo francês.

"O caminho pela frente é longo, mas vale a pena tentar", disse Zarif no Twitter, onde postou fotos da reunião, realizada na Câmara Municipal de Biarritz.

Na imagem é possível ver em uma mesa, além de Zarif e Macron, também os ministros franceses de Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, e Economia, Bruno Le Maire.

A conversa do iraniano com o presidente francês teve mais de três horas de duração e contou com a presença de representantes de Alemanha e Reino Unido, mas não dos EUA, de acordo com a fonte.

A visita repentina de Zarif foi feita "em coordenação com os Estados Unidos", reiterou a fonte, que não quis dar detalhes de quando exatamente Trump foi informado da chegada do iraniano, que há menos de um mês foi sancionado pelo governo americano e descartado como interlocutor válido. EFE

Notícias