Topo
Notícias

Algodão ou papel-toalha? Como limpar a tela do celular (e como não limpar!)

Limpar a tela do seu celular é importante, mas há maneiras corretas de fazer isso - Arte UOL
Limpar a tela do seu celular é importante, mas há maneiras corretas de fazer isso Imagem: Arte UOL
do UOL

Bruno Madrid

De Tilt, em São Paulo

25/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Telas de smartphones precisam de limpeza com certa frequência
  • Panos de microfibra e algodão são as melhores opções para higienizar os aparelhos
  • Uso de toalhas de papel, sabonete e esponjas, no entanto, pode piorar situação

Você é daqueles que limpa a tela do celular no primeiro pedaço de pano que vê pela frente? Mesmo que isso signifique esfregar o vidro do seu caríssimo smartphone na calça jeans? Apenas pare.

É sempre bom limpar a gordura e eliminar as bactérias do aparelho, mas é preciso cautela. Existem jeitos certos (e muito errados) de tirar a sujeira do touchscreen. Separamos algumas dicas, mas antes de mais nada desligue o aparelho antes de tomar qualquer tipo de atitude em relação a isso, ok?

O que usar

  • Pano de microfibra

O pano de microfibra, com certeza, é a melhor opção para higienizar o seu aparelho.

Não quer passar só o pano na tela? É possível utilizar (pouca) água destilada para umedecê-lo e deslizá-lo pela região frontal do celular com cuidado - de cima para baixo ou de um lado para o outro. Limpe as partes laterais e a traseira também, da mesma maneira.

Lembre-se que líquido e alguns eletrônicos (os que não são à prova d'água) não "dão match", então, nada de encharcar o pano --um borrifador, nestes casos, é a melhor opção.

Panos de limpeza; microfibra - Getty Images - Getty Images
Panos de microfibra são ótimas opções para que a tela do seu celular fique mais limpa
Imagem: Getty Images

  • Fitas adesivas

Foi para a praia com o celular ou acabou deixando ele na grama? Saiba que grãos e fiapos adoram as fendas de eletrônicos. Um truque que pouca gente conhece é usar fitas adesivas, que são aliadas na "briga" contra objetos minúsculos.

É só colocá-las --sem muita força, é claro-- ao longo das bordas do smartphone para que a sujeira grude na fita.

  • Algodão

Assim como o paninho de microfibra, o algodão levemente umedecido pode ajudar a combater a sujeira. Camisetas, flanelas ou paninhos feitos de algodão também são úteis. Só as camisetas de algodão, ok? Nada de tecidos mais grossos, que podem riscar o vidro.

O que não usar?

  • Toalha de papel

Elas parecem as mais indicadas (e fáceis) para dar um jeito na tela do seu celular, certo? Errado. Na verdade, as toalhas de papel são inimigas da limpeza, porque podem causar arranhões no aparelho. É melhor deixar elas para comidas e higiene pessoal, mesmo.

Papel toalha - Getty Images - Getty Images
Nem pense em higienizar a tela do seu aparelho usando toalhas de papel...
Imagem: Getty Images

  • Ar comprimido

Antigamente, era comum assoprarmos as entradas de eletrônicos para limpá-los. Pois, fazer isso é atentar contra a vida do seu aparelho. Microfones, chips, baterias e cartões de memória podem ser danificados caso isso aconteça.

  • Sabonete

Jamais. Deixe o sabonete para o seu corpo --a composição química do produto pode estragar tanto a tela quanto a parte eletrônica do seu smartphone.

  • Vinagre

Essa solução pode virar uma dor de cabeça daquelas. É que o vinagre é capaz de tirar o revestimento da tela do seu aparelho, e o que já está ruim, pode piorar...

  • Esponjas

Parece óbvio, mas é bom lembrar que a tela do seu celular odeia coisas ásperas. E isso vale para esponjas.

Notícias