Topo
Notícias

Premiê português diz que Brasil precisa de "solidariedade, e não de sanções"

23/08/2019 20h26

Lisboa, 23 ago (EFE).- O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil não deveria ser punido com sanções comerciais ou quebra de acordos devido aos incêndios na Amazônia, mas sim receber apoio para combater o problema.

"Não devemos confundir o drama que acontece neste momento na Amazônia com o que é um acordo comercial", afirmou o premiê durante visita a uma feira de artesanato, comércio e indústria na região do Algarve.

"O Brasil precisa de solidariedade, e não de sanções. O que nós precisamos é que haja intervenção para ajudar a salvar a Amazônia, e não aumentar o número de problemas que existem nestas relações entre a Europa e o Brasil", acrescentou.

Mais cedo, o presidente da França, Emmanuel Macron, acusou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de mentir em relação a compromissos ambientais e anunciou que o país europeu votará contra o acordo de livre-comércio entre a UE e Mercosul caso o Brasil não os honre.

Nas últimas horas, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgou um comunicado no qual se solidarizou com o Brasil e pediu um urgente combate aos incêndios na floresta amazônica.

Para Rebelo, "o meio ambiente e a emergência que representa a mudança climática devem ser cada vez mais uma preocupação central e comum da humanidade". EFE

Notícias