Topo
Notícias

Manifestantes fazem cordão humano em protesto em Hong Kong

23/08/2019 17h32

HONG KONG, 23 AGO (ANSA) - Dezenas de milhares de pessoas de Hong Kong realizaram nesta sexta-feira (23) uma corrente humana para atravessar diversos distritos da região central, em um novo protesto pró-democracia.   

Batizado de "Caminho de Hong Kong", o cordão de 40 quilômetros foi comparado à manifestação chamada "Caminho do Báltico", realizada há 30 anos - em 23 de agosto de 1989 - e que envolveu as três ex-repúblicas soviéticas do Báltico: Lituânia, Letônia e Estônia. Na ocasião, cerca de dois milhões de pessoas se juntaram para formar uma corrente humana para demonstrar solidariedade na tentativa de independência da União Soviética. A ação pacífica desta sexta-feira ocorreu em ruas próximas das estações de metrô na ilha de Hong Kong, em Kowloon, e nos Novos Territórios. O ato foi organizado pelos internautas através do LIHKG, um fórum usado pelos manifestantes. O novo protesto da série iniciada no início de junho contra o polêmico projeto de lei de extradição à China coincide com a extensão da proibição de manifestações no aeroporto internacional anunciada hoje pelo Supremo Tribunal de Hong Kong.   

A Justiça teme que no próximo final de semana haja uma nova onda de protestos no local. Em 13 de agosto, a autoridade aeroportuária obteve uma liminar provisória para impedir quem "ilegalmente e voluntariamente impedisse ou interferisse a operação regular" do aeroporto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias