Topo
Notícias

Franqueda Burger King estuda IPO de US$ 1 bi em Hong Kong

Vinicy Chan, Crystal Tse e Manuel Baigorri

23/08/2019 15h21

(Bloomberg) -- A franqueada da rede Burger King na China estuda abrir o capital em Kong Kong, após cancelar planos para vender ações nos EUA, segundo pessoas com conhecimento dos planos.

A TAB Food Investments considera listar a operação chinesa, que administra mais de 1.000 lanchonetes Burger King, no início do próximo ano, de acordo com as fontes, que pediram anonimato porque a informação é privada. Segundo elas, a TAB pode tentar um valor de mercado de US$ 1 bilhão.

A empresa sediada em Istambul poderia levantar pelo menos US$ 200 milhões com a venda de ações, embora não tenha definido uma meta para a captação, disseram.

A TAB Food aproveita a expansão da classe média chinesa e seu maior interesse por comidas de outros países. A companhia concorre com a Yum China Holdings, que administra as redes Pizza Hut e KFC no país, e redes locais como Little Sheep, especializada em tradicionais caldeiradas.

A colocação pode ajudar a impulsionar a bolsa de Hong Kong, onde companhias chinesas têm receio de listar papéis ultimamente devido aos protestos populares. Algumas mantiveram seus planos. A startup chinesa de inteligência artificial Megvii pretende submeter a solicitação de listagem ainda nesta semana, segundo pessoas a par do assunto.

Nenhuma decisão final foi tomada e os detalhes da potencial transação podem ser alterados, informaram as fontes.

Chegada da rede Popeyes"Sempre avaliamos possibilidades de abertura de capital", disse o presidente do conselho da TAB Food, Erhan Kurdoglu, em entrevista por telefone. "No entanto, não há nenhum desdobramento nessa frente no momento."

A TAB Food é a maior franqueada Burger King no mundo e administra 1.700 unidades na Turquia e China, conforme seu website. Os negócios na China começaram em 2012 e hoje estão em mais de 150 cidades.

A empresa comunicou em fevereiro de 2018 o adiamento da IPO (initial public offering) das operações globais nos EUA, sem apresentar motivo. Na ocasião, a TAB Food afirmou que continuaria avaliando o melhor momento para uma colocação à medida que as condições do mercado evoluíssem.

A TAB Food também é franqueada da Popeyes Louisiana Kitchen, rede de restaurantes especializada no frango frito típico do sul dos EUA. No mês passado, a empresa assinou acordo com a Popeyes para abrir mais de 1.500 unidades na China na próxima década.

--Com a colaboração de Taylan Bilgic.

Repórteres da matéria original: Vinicy Chan Hong Kong, vchan91@bloomberg.net;Crystal Tse Hong Kong, ctse44@bloomberg.net;Manuel Baigorri Hong Kong, mbaigorri@bloomberg.net

Notícias