Topo
Notícias

União Europeia se posiciona contra retorno da Rússia ao G7

22/08/2019 10h07

Bruxelas, 22 ago (EFE).- A União Europeia (UE) se opõe que a Rússia volte a fazer parte do G7, do qual foi excluída em 2014 pela anexação ilegal da península da Crimeia, contra a vontade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defende seu regresso.

A UE considera que as razões da exclusão da Rússia "seguem sendo válidas hoje" e que "voltar a convidá-la de forma incondicional" seria "contraproducente e um sinal de fraqueza", disse nesta quinta-feira um alto funcionário europeu.

A cúpula anual do grupo que reúne sete grandes potências (G7) - Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Japão, mais a UE - acontecerá entre 24 e 26 de agosto em Biarritz (a França).

Trump, que já tinha proposto no ano passado o regresso da Rússia a este fórum, voltou a pôr a questão sobre a mesa às vésperas da cúpula, mas até o momento só o Governo do Japão se mostrou aberto a discutir tal assunto.

A Rússia entrou no grupo 2002 e foi expulsa em 2014.

A UE condenou a anexação ilegal da Crimeia e impõe desde 2014 sanções econômicas a Moscou pelo papel na crise separatista no leste da Ucrânia e por não respeitar os acordos de paz de Minsk. EFE

Notícias