Topo
Notícias

Trump volta a atacar o Fed

21/08/2019 15h34

Washington, 21 Ago 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar, nesta quarta-feira (21) o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central), Jerome Powell, a quem acusou de impedir que a economia cresça muito mais rápido.

"O único problema que temos é o Jay Powell e o Fed. É como um jogador de golfe que não sabe jogar, que não tem pegada", disse Trump no Twitter.

Trump nomeou Powell, mas tem criticado-o por aumentar as taxas de juros rápido demais no ano passado. O presidente pediu para o Fed reverter essas medidas, reduzindo os juros em um ponto, para assim impulsionar a economia e desvalorizar o dólar.

"(Haverá) Um grande crescimento dos EUA, se ele fizer a coisa certa, um grande corte - mas não conte com ele! Até agora, ele decidiu errado, e só nos decepcionou", tuitou Trump.

"Ontem, 'o dólar mais alto da história dos EUA'. Inflação zero. Acorda, Federal Reserve. Tanto crescimento em potencial, quase inédito", continuou.

Nesta quarta, porém, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a política econômica defendida pela Casa Branca é contraproducente e vai desacelerar a economia mundial.

Em uma linguagem direta, algo incomum, os especialistas do FMI disseram que "não se deve dar valor demais à opinião de que a flexibilização da política monetária pode enfraquecer a moeda de um país o suficiente para trazer uma melhoria duradoura à sua balança comercial".

"É improvável que tarifas bilaterais elevadas consigam reduzir os desequilíbrios comerciais desagregados, pois o que fazem principalmente é desviar o comércio para outros países", completa a instituição.

hs/ch/ad/gm/ll/tt

Twitter

Notícias