Topo
Notícias

Trump diz que pedirá fim de brechas em verificações de antecedentes para compra de armas

21/08/2019 16h41

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que seu governo tentará acabar com as brechas nas verificações de antecedentes para compra de armas depois de democratas o acusarem de voltar atrás em medidas para o controle de armas.

Trump conversou com o líder da Associação Nacional do Rifle (NRA), Wayne LaPierre, na terça-feira, disse uma autoridade da Casa Branca. Em declarações a repórteres diante da Casa Branca, Trump explicou que não disse a LaPierre, cujo grupo de lobby se opõe com firmeza a restrições maiores para as armas, que evitará buscar medidas relacionadas às verificações de antecedentes.

Trump, que recebeu apoio da NRA na corrida presidencial de 2016, disse que vê o número de mortes causadas por armas nos EUA como uma emergência de saúde pública e reiterou sua crença de que pessoas com doenças mentais devem ser impedidas de comprar armas.

"Estamos trabalhando nas verificações de antecedentes. Há coisas que podemos fazer. Mas já temos verificações de antecedentes muito sérias. Temos verificações de antecedentes fortes. Podemos acabar com as brechas. Podemos fazer coisas que são muito boas e coisas que, francamente, donos de armas querem que sejam feitas", disse Trump.

"Temos verificações de antecedentes, mas há brechas nas verificações de antecedentes. E foi sobre isso que conversei com a NRA ontem. Eles querem se livrar das brechas tanto quanto eu. Ao mesmo tempo, não quero tirar os direitos das pessoas na Segunda Emenda", acrescentou Trump mais tarde.

(Por Jeff Mason)

Notícias