Topo
Notícias

Presidente da Colômbia diz que tráfico quer eleger prefeitos e governadores

21/08/2019 17h24

Bogotá, 21 ago (EFE).- O presidente da Colômbia, Iván Duque, alertou nesta quarta-feira sobre um envolvimento de narcotraficantes com as próximas eleições no país, que definirão novos governantes regionais em 27 de outubro deste ano.

"Não vamos dizer mentiras. Em muitas regiões, o narcotráfico quer eleger prefeitos, governadores, vereadores e deputados", disse Duque após participar do ato de assinatura do Pacto Ético pela Informação em uma universidade de Bogotá.

O governante não explicou como os cartéis colombianos estariam envolvidos no pleito, nem mesmo se existe alguma investigação em curso sobre a ação dos criminosos.

"Estas práticas, que hoje estamos censurando, sobre o debate que se abre sobre a verdade nos processos eleitorais têm muito a ver com essas alianças macabras, obscuras e por debaixo dos panos", disse.

Em 27 de outubro, 36,8 milhões de colombianos poderão votar em governadores, deputados regionais, prefeitos e vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro de 2020 para mandatos de quatro anos.

O Pacto Ético pela Informação assinado hoje por Duque foi assinado por 17 partidos, pela Registradoria (organizadora das eleições) e pelo Ministério Público local para garantir que os políticos se comprometam com a transperência nas eleições.

"A Colômbia tem muitas normas e praticamente está na vanguarda da tipificação de crimes eleitorais. Contudo, poucas pessoas estão na prisão por esse tipo de práticas. É preciso que haja punições exemplares a quem apelar para a compra devotos ou intimidação do eleitor", afirmou o presidente. EFE

Notícias