Topo
Notícias

Merkel diz que busca acertar com premiê britânico Brexit sem atritos

21/08/2019 13h33

LEIPZIG, Alemanha (Reuters) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que debateria como fazer com que a separação do Reino Unido da União Europeia seja a mais suave possível quando conversasse nesta quarta-feira com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

"Hoje conversarei com o primeiro-ministro britânico, que está me visitando, sobre como podemos conseguir a saída britânica da União Europeia mais sem atritos possível, já que precisamos lutar por nosso crescimento econômico", disse Merkel em um discurso em uma conferência sobre transporte aéreo.

    Ela também deixou claro que o Reino Unido perderá seus direitos no mercado de transporte aéreo da UE, dizendo que um novo acordo sobre o tráfego aéreo terá que ser negociado após o Brexit. Como isso tomará tempo, seria melhor acertar regras claras para o período de transição para evitar transtornos, disse.

"É claro que, pelo fato de ser um terceiro Estado, o que o Reino Unido será então, nem todas as vantagens que temos na UE podem ser garantidas", explicou.

     (Por Klaus Lauer)

Notícias