Topo
Notícias

Jaguar Land Rover usa 3D para transformar para-brisa em central multimídia

Tecnologia projeta limites de velocidade e até informações sobre congestionamentos diretamente no para-brisa - Divulgação
Tecnologia projeta limites de velocidade e até informações sobre congestionamentos diretamente no para-brisa
Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/08/2019 16h06

Resumo da notícia

  • Realidade aumentada agrega informações ao campo de visão do motorista
  • Imagem 3D pode projetar placas de trânsito virtuais na via
  • Fabricante alega que tecnologia reduz risco de distrações
  • Sistema é capaz até de exibir filmes em três dimensões
  • Recurso ainda está em fase de protótipo

A Jaguar Land Rover revelou que desenvolveu um head-up display, daqueles dispositivos que projetam informações na altura do para-brisa, com tecnologia 3D. O projeto é uma parceria com o Centro de Fotônica Avançada e Eletrônica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

De acordo com a montadora, o sistema 3D usa realidade aumentada para exibir as informações da estrada em frente ao motorista, como se fosse placas de trânsito de verdade. Com isso, afirma a empresa, as informações são apresentadas de forma natural, conferindo maior sensação de profundidade e permitindo que o condutor não tire os olhos da pista. O resultado: mais segurança.

Atualmente, os veículos da marca britânica e de outras fabricantes são equipados com telas bidimensionais interativas - que deixam o motorista mais suscetível a distrações, segundo a Jaguar Land Rover.

jaguar land rover head-up display 3d realidade aumentada - Divulgação - Divulgação
De acordo com fabricante, sistema pode inclusive exibir vídeos em três dimensões dentro da cabine
Imagem: Divulgação

A tecnologia pode, por exemplo, exibir alertas de segurança, como mudanças acidentais de faixa na estrada, detecção de risco e outras informações normalmente apresentadas na central multimídia ou no painel de instrumentos - só que, no caso, são projetadas logo à frente do motorista. O head-up display 3D pode, também, mostrar orientações de navegação GPS sobrepostas ao campo de visão do condutor.

No futuro, a intenção da fabricante é dar a cada um dos ocupantes do veículo, utilizando a técnica de posicionamento da cabeça e dos olhos, uma visão personalizada do sistema 3D. Assim, há a possibilidade de os passageiros assistirem filmes enquanto viajam.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias