Topo
Notícias

Drone dos EUA é derrubado por míssil no Iêmen, diz TV

do UOL

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 11h22Atualizada em 21/08/2019 11h41

Um drone dos Estados Unidos foi derrubado por um míssil enquanto fazia um voo sobre o Iêmen, segundo informações da rede de TV CNN. A informação teria sido confirmada por um oficial norte-americano.

Os Estados Unidos acreditam que o míssil teria sido fornecido pelo Irã a rebeldes houthis, que reivindicaram a autoria do ataque. Segundo a CNN, o governo de Donald Trump questionou o Irã sobre o incidente.

O episódio aumenta as tensões entre os dois países. Em junho, a derrubada de outro drone norte-americano que sobrevoava o espaço aéreo do Irã quase levou a um ataque militar dos Estados Unidos ao país do Golfo Pérsico.

Em retaliação, Trump ordenou ciberataques contra sistemas de lançamento de mísseis e uma rede de espionagem iranianos, além de determinar uma série de sanções ao Irã.

Os EUA também disseram ter abatido um drone iraniano que fazia um voo próximo a um de seus navio no estreito de Ormuz. Teerã, por sua vez, negou que a aeronave não tripulada derrubada pertencia ao próprio governo norte-americano.

Notícias