Topo
Notícias

Cemig abre plano de desligamento voluntário para empregados que perderam gerências

Angelo Savastano/Folhapress
Imagem: Angelo Savastano/Folhapress

Por Luciano Costa

21/08/2019 16h28

A elétrica estatal mineira Cemig abriu um plano de desligamento voluntário (PDV) voltado exclusivamente a empregados que perderam cargos gerenciais em uma recente reestruturação corporativa apresentada como a maior da história da companhia, de acordo com documento visto pela Reuters.

A Cemig disse no início de agosto que a reestruturação envolveu uma redução de 25% nos cargos de superintendência e gerência, em trabalho que contou com apoio de uma consultoria internacional e visou aumentar a competitividade da empresa, além de agilizar decisões.

O chamado Plano de Adequação do Quadro Gerencial foi lançado em 13 de agosto e estará aberto para adesões até 30 de agosto, "visando a adequação da estrutura organizacional e dos custos (da empresa) aos parâmetros do mercado", de acordo com um documento interno da companhia obtido pela Reuters.

O documento não cita o número de funcionários elegíveis ou expectativas de economia com a iniciativa. A Cemig também não informou quantos empregados foram impactados pelo corte de cargos gerenciais.

Para adesão ao plano, a Cemig oferece "a título de incentivo" o pagamento de seis remunerações, além de aviso prévio e da multa de 40% do FGTS, assim como valores proporcionais ao saldo de salários, férias, gratificações e 13° salário.

Os desligamentos estão programados para dia 5 de setembro, a critério da companhia, ainda de acordo com o documento da Cemig.

As mudanças organizacionais na Cemig ocorrem na sequência de uma mudança do comando da companhia, que desde fevereiro é presidida por Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat para América Latina.

Belini foi indicado pelo governador mineiro, Romeu Zema (Partido Novo), que assumiu o cargo neste ano em substituição a Fernando Pimentel (PT).

Procurada, a Cemig disse que o plano foi divulgado internamente para todos os empregados, elegíveis ou não.

Ao anunciar a reestruturação corporativa, a Cemig disse em nota que estava "em estudo um programa específico de desligamento voluntário" para os funcionários impactados pela medida.

Notícias