Topo
Notícias

UE está sendo um pouco negativa, mas chegaremos a um acordo para o Brexit, diz Boris Johnson

20/08/2019 14h58

LONDRES (Reuters) - A União Europeia está sendo "um pouco negativa" sobre as perspectivas de se chegar a um acordo para o Brexit, mas isso pode ser feito, disse o primeiro-ministro britânico Boris Johnson nesta terça-feira.

O bloco anteriormente rejeitou a exigência de Johnson para reabrir o acordo de divórcio do Brexit, dizendo que o Reino Unido não havia proposto nenhuma alternativa ao mecanismo backstop, uma apólice de seguro combinada para a fronteira com a Irlanda.

"No momento, é absolutamente verdade que nossos amigos e parceiros estão um pouco negativos ... mas acho que chegaremos lá. Acho que há uma sensação real agora que algo precisa ser feito com o mecanismo backstop", disse Johnson a repórteres.

"Achamos que há uma grande oportunidade agora para que todos se unam, retirem o mecanismo backstop e então ... no decorrer das negociações sobre o acordo de livre comércio ... que faremos depois de 31 de outubro, vai apresentar todas as formas pelas quais podemos manter o comércio sem atrito na fronteira com a Irlanda do Norte."

Johnson prometeu tirar o Reino Unido da UE em 31 de outubro, com ou sem um acordo, provavelmente se preparando para uma batalha com o Parlamento britânico, que prometeu tentar bloquear uma saída sem acordo.

Ele disse que o fato de a UE ainda acreditar que o Parlamento conseguiria fazer isso está atrapalhando as perspectivas de renegociar o acordo de saída que a UE alcançou com sua antecessora, Theresa May.

"Enquanto eles acharem que há uma possibilidade de que o Parlamento bloqueie o Brexit, é improvável que eles se preocupem em fazer as concessões de que precisamos, então será preciso um pouco de paciência", disse Johnson.

(Por Kylie MacLellan)

Notícias