Topo
Notícias

Pompeo diz que novas conversas com a Coreia do Norte demorarão mais que o esperado

20/08/2019 12h23

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos não voltaram à mesa de negociação com a Coreia do Norte tão rapidamente quanto se esperava, disse nesta terça-feira o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, mas ele acrescentou que Washington sabia que haveria "solavancos pelo caminho" nas conversas sobre desnuclearização.

Em uma entrevista concedida à rede CBS, Pompeo disse que os EUA estão preocupados com os lançamentos de mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte. "Gostaria que eles não o fizessem", afirmou o secretário, referindo-se aos testes.

Os testes de mísseis mais recentes da Coreia do Norte foram realizados na sexta-feira com o lançamento de dois projéteis de curto alcance em direção ao mar de seu litoral leste.

Os lançamentos complicaram as tentativas de retomar as conversas entre negociadores dos EUA e da Coreia do Norte a respeito do futuro dos programas de armas nucleares e de mísseis balísticos do regime.

As conversas sobre desnuclearização estão travadas, apesar do compromisso de revivê-las assumido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em uma reunião de 30 de junho.

"Não voltamos à mesa de negociação tão rápido quanto esperávamos, mas fomos bastante claros o tempo todo, sabíamos que haveria solavancos pelo caminho", disse Pompeo.

Notícias