Topo
Notícias

Polícia deflagra operação contra roubo de cargas dos Correios no RJ

28.fev.2018 - Central de Distribuição dos Correios - Kevin David /Agência O Globo
28.fev.2018 - Central de Distribuição dos Correios Imagem: Kevin David /Agência O Globo
do UOL

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

20/08/2019 11h57

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Santa Cruz, que visa desarticular uma quadrilha especializada em roubos de carga dos Correios, no Rio de Janeiro. Policiais cumpriram quatro mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão, todos no bairro de Santa Cruz.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava desde 2016, e participou em cerca de 60 ocorrências de roubo, causando prejuízos estimados em cerca de R$ 1 milhão a Empresa de Correios e Telégrafos.

Na abordagem, os integrantes da quadrilha utilizavam carros roubados, e até mesmo veículos cadastrados em aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber. Os criminosos desenvolveram também uma cartilha de como roubar os "amarelinhos", como se referiam aos carros dos Correios.

A grande quantidade de roubos e furtos de cargas dos Correios nos últimos anos chamou a atenção da Polícia Federal, que montou equipes especializadas e formulou protocolos de segurança e investigação para o combate a essas quadrilhas, o que provocou queda no número de ocorrências.

Os investigados responderão por crimes de roubo qualificado e associação criminosa, sem prejuízo de responderem por outros crimes que possam ser descobertos com a continuidade das investigações.

Notícias