Topo
Notícias

Delcy Rodríguez viaja para Moscou para se reunir com Lavrov

19/08/2019 11h24

Moscou, 19 ago (EFE).- A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, viajará para a Rússia para se reunir na quarta-feira com o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, segundo informou nesta segunda-feira à Agência Efe um porta-voz da Chancelaria russa.

Ao contrário do encontro que mantiveram em Moscou em março, Rodríguez e Lavrov não falarão com a imprensa ao término das negociações, acrescentou a fonte.

A reunião acontece depois que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, suspendeu o diálogo com a oposição devido ao bloqueio dos bens estatais do Governo da Venezuela em território dos Estados Unidos por ordem de Donald Trump.

Maduro decidiu suspender o diálogo devido à "grave e brutal agressão cometida de maneira contínua e astuciosa por parte da administração Trump contra a Venezuela" e ao apoio a "essas ações" do líder opositor, Juan Guaidó.

A Rússia também acusou os EUA de atrapalhar as negociações entre governo e oposição e tachou de alarmantes as declarações de altos funcionários de Washington de que "o tempo para o diálogo já passou e chegou a hora de atuar".

Recentemente, Lavrov se mostrou convencido de que "se alguém nos EUA optar pelo uso da força, toda a América Latina se oporá" e garantiu que Moscou apoiará "qualquer acordo" que as partes alcançarem no marco das negociações de Oslo.

Em março, Delcy Rodríguez se reuniu em Moscou com Lavrov para obter apoio político, comercial e humanitário para garantir a sobrevivência do regime de Maduro.

Então, a vice-presidente anunciou que o escritório da companhia estatal Petróleos da Venezuela (Pdvsa) seria transferida de Lisboa a Moscou, já que "a Europa não dá garantias de respeito a nossos ativos".

Rodríguez revelou também "instruções muito claras" de Maduro para que os alimentos e remédios que o país necessita fossem adquiridos na Rússia, à qual é preciso somar a produção "conjunta" de produtos básicos em território venezuelano. EFE

Notícias