Topo
Notícias

Incêndio atinge 21 mil hectares do Pantanal paraguaio

18/08/2019 19h11

Assunção, 18 ago (EFE).- Um incêndio originado neste sábado no Pantanal em território do Paraguai atingiu cerca de 21 mil hectares, segundo os primeiros dados obtidos hoje pela Secretaria de Emergência Nacional (SEN), que apontam, inclusive, para focos na porção brasileira do complexo.

No lado paraguaio, as chamas estão localizadas no departamento de Alto Paraguai. Além disso, há registro também de fogo no Parque Nacional Otuquis, na Bolívia, de acordo com as informações divulgadas pela organização Guyra Paraguay, que também relata que o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, no Mato Grosso do Sul, foi atingido.

A Secretaria de Emergência Nacional publicou neste domingo, nas redes sociais, que o combate ao incêndio está sendo feito de maneira conjunta por bombeiros voluntários, polícia, Ministério do Meio-Ambiente, Ministério da Saúde e Força Aérea, além de funcionários do governo de Bahía Negra, cidade mais próxima do incidente.

Até o momento, de acordo com as informações oficiais, as chamas ainda não chegaram na área urbana do município, no entanto, já há registro de densa fumaça e muitas cinzas, por isso, houve deslocamento de médicos para o local, segundo afirmou o chefe do SEN. Joaquín Roa, à agência de notícias "IP".

A parte paraguaia do Pantanal está localizada ao longo do rio Paraguai, até a região do rio Apa. EFE

Notícias