Topo
Notícias

Deixar o fone de ouvido sujo pode causar doenças; veja como e quando limpar

do UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

17/08/2019 04h00

Sem tempo, irmão

  • Uso contínuo de fones de ouvido pode causar infecções, como otite
  • Fones de inserção devem ser limpos sempre após o uso; os de "concha", semanalmente
  • Usar álcool em concentração de 70% na limpeza é, geralmente, o ideal

Se você é do tipo que não sai de casa sem seu fone de ouvido provavelmente já os viu em um estado lastimável: sujo, encardido, com partes cobertas de cera de ouvido ou fedido, por conta do acúmulo de suor. Talvez não chegue a tanto, mas sabe o que acontece se você não limpa o acessório? Você corre o risco de ficar doente. Então, veja de quanto em quanto tempo você precisa dar uma geral nos fones e como fazer isso sem estragá-los.

Por que limpar?

O uso contínuo de fones de ouvido afeta o mecanismo de autolimpeza do ouvido, que expele cera como uma forma natural de eliminar bactérias. "Se o ouvido está tampado, isso não funciona como deveria, e as bactérias acumulam no local", explica João Prats, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Fones intra-auriculares (aqueles que vão dentro da entrada da orelha) tendem a acumular cera de ouvido, enquanto os em formato de concha (que se apoiam em tiaras) juntam bactérias nas almofadas, devido ao suor e restos de pele morta.

"A falta de higiene com estes produtos pode levar a infecções do ouvido, bacterianas ou fúngicas, ou a indução de dermatites ou eczemas", diz Eduardo Bogaz, otorrinolaringologista da rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. Os fones que vão dentro da orelha podem causar ainda otite externa (infecção do ouvido externo).

Quem usa os acessórios na hora dos exercícios físicos deve ficar mais esperto, porque a umidade aumenta a chance de proliferação de bactérias e fungos.

Quando limpar?

Segundo Bogaz, os fones com almofada devem ser limpos semanalmente e com regularidade para retirar resíduos de descamação de pele e cerume. Mas o ideal é que a sujeira seja removida sempre que houver necessidade. Já os outros fones devem ser limpos toda vez que forem ser inseridos no ouvido.

Como limpar?

O ideal é consultar o manual de instruções para checar se há alguma orientação específica neste sentido. Mas, em geral, deve-se usar álcool com concentração de 70%, que é bactericida. O importante é não exagerar e "afogar" os fones, nem usar outro tipo de álcool.

Para não correr risco, use paninhos embebidos no álcool tanto nas almofadas quanto nas superfícies rígidas do fone. Alguns fabricantes recomendam também um pano com água quente e sabão para a limpeza das almofadas.

  • O álcool 70% tem ação bactericida mais eficiente por ter água na composição. Isso retarda a evaporação e faz com que ele aja por mais tempo no combate a bactérias. Ainda assim, ele evapora rápido o suficiente para evitar danos na parte eletrônica.

Caso o fone tenha partes removíveis, recomenda-se que elas sejam higienizadas individualmente.

Por fim, a higienização é especialmente importante quando você for emprestar o fone para alguém. Sim, ele pode passar infecções para o amigo.

Siga Tilt nas redes sociais

Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
Grupo no Facebook Deu Tilt: https://www.facebook.com/groups/2554025421295388/

Eletrônicos (in)úteis, robôs e mais bugigangas...

Gadgets que queremos

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página

Notícias