Topo
Notícias

"Ocean Viking" espera autorização para atracar em Malta ou na Itália

16/08/2019 11h25

Paris, 16 ago (EFE).- O "Ocean Viking", o navio fretado pelas ONGs Médicos Sem Fronteiras (MSF) e SOS Méditerranée que leva 356 imigrante resgatados diante da Líbia, está nesta sexta-feira próximo da Itália e de Malta, à espera de que um dos dois países autorize o desembarque.

Sophie Rahal, uma das responsáveis da ONG SOS Méditerranée, afirmou à Agência Efe que a Itália não respondeu à nova demanda feita na quinta-feira para poder atracar em um dos seus portos, enquanto Malta disse que não é de sua competência, já que os resgates ocorreram fora das águas de sua responsabilidade.

O "Ocean Viking", que está parado em alto-mar entre Malta e a ilha da Sicília, não entrou em contato com nenhum outro país porque "se for aplicado o direito internacional" e o "princípio de porto seguro mais próximo", algum desses dois países seria responsável por acolher a embarcação.

Rahal acrescentou que não é uma questão de sua responsabilidade se pronunciar sobre uma eventual repartição dos imigrantes que estão na embarcação entre vários países europeus, como ocorreu com o navio da "Open Arms", já que "são decisões que têm que ser tomadas em nível político".

A responsável da ONG contou que "não há urgências grave para as pessoas que estão a bordo" e que nenhuma precisa ser evacuada urgentemente.

Mas lembrou que algumas já estão há uma semana no "Ocean Viking", já que o primeiro dos quatro resgates que realizou aconteceu na sexta-feira passada, e embora tenham mantimentos e água ainda para vários dias, insistiu que a situação não deveria se prolongar. EFE

Notícias