Topo
Notícias

Henrique Meirelles diz que SP apresentará projeto paralelo para previdência

Decisão de criar Reforma própria será tomada caso estados não sejam incluídos no texto encaminhado ao Senado, diz Meirelles - Bruno Fernandes/UOL
Decisão de criar Reforma própria será tomada caso estados não sejam incluídos no texto encaminhado ao Senado, diz Meirelles Imagem: Bruno Fernandes/UOL
do UOL

Bruno Fernandes*

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2019 18h29Atualizada em 19/08/2019 11h29

Henrique Meirelles, ex-ministro da economia do governo Michel Temer e atual secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, revelou hoje, durante uma palestra para jornalistas, na Sala Bandeirantes, do Palácio do Governo, que o estado pretende propor uma reforma da Previdência paralela à que foi apresentada pelo Governo Federal.

Segundo o economista, que já foi presidente do Banco Central em 2003, a decisão de criar uma Reforma própria será tomada caso os estados não sejam incluídos no texto encaminhado ao Senado.

"Vamos apresentar uma proposta paralela já que, na atual, não foi incluída e não deve mudar agora no Senado. Tenho certeza de que a assembleia vai aprovar quando apresentarmos", declarou.

Na quinta-feira da última semana (8), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebeu a proposta da reforma da Previdência, entregue a ele pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

No plenário, as datas estimadas são, em primeiro turno, no dia 18 de setembro e, em segundo turno, no dia 2 de outubro. A esperança da inclusão dos estados e municípios vai depender de um Projeto de Emenda Constitucional que tratará de pontos que não avançaram no debate na Câmara dos Deputados.

Ainda segundo Meireles, a expectativa que o Senado altere alguma coisa é pequena e a solução foi vista como uma alternativa já que o "estado tem crescido mais que a União nos últimos trimestres".

Para agilizar o processo de aprovação, existe a expectativa que uma PEC paralela dos estados tramite simultaneamente à reforma da previdência.

Governo apressa rodada de conversas da Previdência

Band Notí­cias

* O repórter viajou a convite do C6 Bank

Notícias