Topo
Notícias

Chuvas e inundações matam mais de 500 pessoas no sul da Ásia

25/07/2019 14h46

Nova Délhi, 25 jul (EFE).- As torrenciais chuvas da época da monção atingiram com força o sul da Ásia nas últimas semanas, deixando pelo menos 526 mortos e vários milhões de deslocados por causa das inundações e dos deslizamentos de terra, informaram nesta quinta-feira as autoridades locais.

Com vários milhões de afetados e 287 mortos somente em julho, a Índia é o país mais afetado pelas precipitações que provocaram desabamentos, deslizamentos e inundações que chegaram a dois metros de altura.

No estado indiano de Bihar, no norte do país, com 123 mortes, milhares de famílias que vivem em zonas vulneráveis deixaram seus lares alagados pelo aumento do nível de água ou destruídos por ondas de barro.

Segundo o último relatório das autoridades locais, cerca de 815 mil pessoas foram afetadas, 125 mil delas evacuadas de suas casas.

Em Assam, as chuvas afetaram cerca de cinco milhões de pessoas e provocaram a morte de 72.

Esseestado do nordeste do país registrou também a morte de mais de cem animais selvagens em um dos parques nacionais mais importantes do país, entre eles dez rinocerontes de um só chifre.

Grande parte do Parque Nacional Kaziranga, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1985, está inundada e o nível da água chegou até quase dois metros de altura.

Em Mumbai, a capital financeira do país, morreram 55 pessoas, a maioria dos casos devido a desabamentos de imóveis causados pelas chuvas, enquanto no estado de Uttar Pradesh (norte) há pelo menos 37 mortos.

As devastadoras precipitações também atingiram com força o vizinho Bangladesh, onde de acordo com o Centro de Emergências, 94 pessoas morreram, a maioria delas por afogamentos.

Segundo os dados do governo de Bangladesh, há, além disso, 800 mil pessoas afetadas em todo o país.

No Paquistão, pelo menos 55 pessoas morreram e 33 ficaram feridas em consequências das fortes chuvas ao longo deste mês, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do país.

Do total, 22 pessoas morreram em meados de mês em uma enchente na cidade de Leswa, no vale de Neelum. A forte enchente varreu a cidade e destruiu 150 casas.

Nesta quinta-feira, a cidade de Lahore, capital da província do Punjab, ficou inundada pelas fortes chuvas.

As emissoras de televisão locais divulgaram imagens caóticas da cidade, com muitas ruas sob a água e o trânsito interrompido.

Por sua parte, o governo do Nepal reportou a morte de 90 pessoas e cerca de 70 mil nepaleses afetados por causa das trombas d'água.

Estes incidentes meteorológicos são frequentes no sul da Ásia na época de mais intensidade das chuvas de monção, entre julho e agosto, quando costumam causar centenas de mortos e afetar milhões de pessoas na região. EFE

Notícias