Topo
Notícias

Onda de calor: França volta a registrar mais de 40°C

23/07/2019 12h33

Em uma nova onda de calor, os termômetros voltaram a ultrapassar os 40°C na França nesta terça-feira (23). No total, 80 departamentos estão sob alerta devido ao calor: um recorde no país, afirma serviço nacional de meteorologia.

Com exceção de três departamentos, o restante do território francês sofre com o calor excessivo. No recorde precedente, em junho, 78 departamentos estavam sob alerta.

No início da tarde desta terça-feira, os termômetros marcavam mais de 40°C em várias cidades francesas. Em Brive-la-Gaillarde, no sudoeste do país a temperatura registrada foi de 41,3°C. Bordeaux, no leste, marcou 41,2°C.

Paris será particularmente afetada pela onda de calor. A previsão é de que os termômetros cheguem a 42°C na quinta-feira (25). A maior temperatura já registrada na capital francesa foi 40,4°C, em 1947.

Por isso, a prefeitura de Paris adotou medidas urgentes, como a abertura de salas com ar condicionado, a instalação de fontes e vaporizadores pela cidade. Parques também permanecem abertos durante toda a noite.

As autoridades se preocupam particularmente com os idosos. Eles foram as principais vítimas da forte onda de calor que atingiu a França em 2003, que deixou 15,2 mil mortos.

Temperaturas sobem em toda a Europa

Além da França, outros países do norte da Europa sofrem com o aumento das temperaturas. Holanda, Alemanha e Reino Unido devem registrar calor recorde neste período.

As regiões alemãs de Colônia e Sarre devem sofrer com os 41°C previstos. No sudeste da Inglaterra, os termômetros chegarão a 37°C na quinta-feira. Regiões da Bélgica e da Holanda também estão sob alerta.

A segunda onda de calor em apenas um mês aumenta o temor dos agricultores de uma seca intensa. Na França, várias regiões já registram, há um ano, uma drástica queda nos índices pluviométricos.

As temperaturas devem diminuir a partir de sexta-feira (26) em toda a Europa.

Notícias