Topo
Notícias

Bolsonaro felicita Johnson e elogia seu compromisso com o povo britânico

23/07/2019 15h07

Rio de Janeiro, 23 jul (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro felicitou nesta terça-feira o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de quem ressaltou seu compromisso com o povo britânico.

" Parabéns @BorisJohnson, novo primeiro-ministro do Reino Unido, eleito com o compromisso louvável de respeitar os desígnios do povo britânico", escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.

A saudação do presidente foi divulgada horas depois que seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump - que manteve relações tensas com a antecessora de Johnson, Theresa May -, parabenizou o novo líder conservador também através das redes sociais.

Em sua saudação a Johnson, Bolsonaro aproveitou para expressar seu interesse em fechar acordo comerciais com o novo governo britânico.

"Conte com o Brasil na busca por livre comércio, na promoção da prosperidade para nossos povos, e na defesa da liberdade e da democracia", acrescentou.

Boris Johnson foi eleito hoje líder do Partido Conservador britânico e, consequentemente, próximo primeiro-ministro do Reino Unido, segundo o resultado dos pleitos internos da legenda divulgados nesta terça-feira.

Johnson, que partia como favorito para suceder May, concorria contra o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em um processo eleitoral que tinha começado no último mês de junho após o anúncio da renúncia da premier devido à crise do Brexit.

Durante a campanha interna, Johnson deixou claro que cumprirá o prazo de 31 de outubro do Brexit, um processo que classificou como "tudo ou nada", o que fez soar os alarmes sobre a possibilidade de que o país saia sem pacto algum da União Europeia, que acabou de fechar um acordo comercial com o Mercosul. EFE

Notícias