Topo
Notícias

Vídeo de Bolsonaro em quarto de hotel minúsculo no Japão é do ano passado

do UOL

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, de Florianópolis

22/07/2019 04h01

Com a recente viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Japão para participar da cúpula de líderes do G20, passou a circular pelas redes sociais um vídeo em que ele aparece hospedado em um quarto de hotel pequeno, compartilhando a cama com um dos filhos.

As postagens, em geral, são acompanhadas de textos como "Presidente brasileiro esbanja dinheiro público em hotel de luxo no Japão. Esse Bolsonaro é sem igual" e "Urgente!!! Vaza vídeo do hotel de luxo onde o Bolsonaro se hospedou no Japão na reunião do G20". Nos comentários, chovem elogios à atitude do presidente de economizar verbas públicas.

Na gravação, Bolsonaro comenta: "Aqui no Japão, tudo pequeninho, né? mas a diária lá em cima, né, aqui está 100 dólares". A filmagem foi feita por outro filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). No início, ele fala "com esse luxo todo, daqui a pouco, tá fazendo igual presidiário, que faz com a mão assim, né, 'tá cheio, tá cheio'", enquanto gesticula abrindo e fechando os dedos. No final, mostra o banheiro, dizendo "é a chamada casa de coelho".

Vídeo de Bolsonaro em quarto de hotel é verdadeiro, mas não é atual

As imagens mostrando Bolsonaro em um quarto de hotel pequeno e compartilhado no Japão são reais, mas foram feitas antes de sua posse como presidente.

Durante a reunião do G20, em junho deste ano, Bolsonaro hospedou-se no hotel The St. Regis Osaka, da rede Marriot, de acordo com a assessoria de imprensa da Presidência.

Suite presidencial do hotel The St. Regis Osaka, onde Bolsonaro ficou hospedado - Divulgação - Divulgação
Uma das suítes do hotel The St. Regis Osaka, onde Bolsonaro ficou hospedado.
Imagem: Divulgação

As tarifas variam de aproximadamente R$ 1.300 (Grand Deluxe King - quarto de casal, com vista para a cidade) a R$ 36 mil (Suíte Royal - quarto presidencial, com vista para o horizonte). A assessoria de imprensa não informou em que tipo de quarto o presidente ficou hospedado.

O vídeo que está circulando foi feito em 2018, durante uma missão oficial de Bolsonaro por Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Na época pré-candidato à Presidência, ele viajou com uma comitiva, que incluía três de seus filhos, e chegou a discursar sobre os planos para o governo, caso fosse eleito.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias