Topo
Notícias

Atacada com carro-bomba entrada de base militar francesa no Mali

22/07/2019 17h53

Paris, 22 Jul 2019 (AFP) - Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira (22) a entrada da ampla base militar francesa em Gao, nordeste do Mali, deixando três feridos, anunciou o porta-voz do estado-maior francês, coronel Frédéric Barbry.

"Houve um ataque com um VBIED (carro-bomba) às 15h45 locais, na entrada da parte francesa do acampamento de Gao", compartilhado com a força francesa antijihadista Barjan, a força de manutenção de paz das Nações Unidas (Minusma) e as forças malienses (FAMa), disse à AFP.

"Três militares franceses e estonianos ficaram feridos", acrescentou, negando-se a dar um número por nacionalidade. Foram atendidos no serviço médico da base e não correm risco de vida.

Cinquenta militares estonianos d]ão segurança a missões de patrulha e proteção das instalações em Gao da operação Barjan, que mobiliza 4.500 franceses em Sahel e cuja principal base em Mali fica em Gao.

O norte do Mali caiu entre março e abril de 2012 no controle de grupos jihadistas, em grande parte dispersos por uma intervenção militar lançada em janeiro de 2013 por iniciativa francesa que segue em Barjan.

dab/jh/eg/mvv

Notícias