Topo
Notícias

UE avalia riscos de segurança do 5G e Huawei pode ficar de fora

Aoife White

19/07/2019 15h38

(Bloomberg) -- A União Europeia disse que pode considerar certos fornecedores da tecnologia 5G um risco de segurança e destacou que a lei chinesa exige que as empresas nacionais colaborem com os serviços de inteligência.

"De fato, é possível que cheguemos à conclusão de que, em alguns casos, certos produtos, serviços e fornecedores seriam considerados inseguros", disse Julian King, comissário para a segurança da UE, em conversa com repórteres na sexta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu uma proibição global da chinesa Huawei Technologies por motivos de segurança, o que alarmou operadoras de telecomunicações da Europa que dependem dos equipamentos da empresa para operar suas redes. Ao excluir a Huawei e a ZTE da próxima geração de redes móveis, as operadoras europeias de telefonia celular poderiam arcar com um custo extra de 55 bilhões de euros (US$ 62 bilhões), o que também adiaria o lançamento da tecnologia 5G, disse no mês passado o principal grupo de lobby do setor móvel, o GSMA.

"Há muito debate sobre a Huawei", disse King. "Não é que estamos obcecados com a China. Estamos tentando desenvolver uma avaliação de risco nesse mercado", e os principais fornecedores terão destaque na discussão.

Embora os governos europeus estejam livres para bloquear um fornecedor de 5G em razão de preocupações com segurança, King espera que os países aguardem uma avaliação de risco com previsão de divulgação até 1º de outubro, com base em informações de todos os membros da UE.

Notícias