Topo
Notícias

Brasileiro é condenado à prisão perpétua por matar ex na frente dos filhos

O brasileiro Ricardo Godinho esfaqueou a ex-esposa múltiplas vezes - Divulgação/Polícia de Surrey
O brasileiro Ricardo Godinho esfaqueou a ex-esposa múltiplas vezes Imagem: Divulgação/Polícia de Surrey
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/07/2019 10h37

O brasileiro Ricardo Godinho foi condenado à prisão perpétua no Reino Unido por ter esfaqueado a ex-companheira Aliny Mendes na frente da filha em Surrey em fevereiro deste ano. O caso gerou comoção na época devido ao destino dos quatro filhos da vítima.

Aliny, 39, que também era brasileira, buscava um dos filhos na escola e carregava outra no colo quando foi esfaqueada pelo ex-marido. Ela morreu na calçada próxima à escola enquanto aguardava a chegada da polícia.

Godinho, de 41 anos, foi considerado culpado pelo assassinato e por posse de arma perigosa pela corte de Guildford Crown. "Você deixou sua filha ver a mãe morrer", disse a juíza.

O brasileiro disse que estava "cego de raiva" e teria perdido o controle quando atacou Aliny. Ele admitiu o homicídio culposo - quando não há intenção de matar - mas negou o assassinato. Porém, para o júri, ele planejou e executou o crime.

"Ele tinha uma faca grande demais para ser deixada no bolso, como o réu alegara. Isso mostrava claramente que ele planejou o assassinato, em vez de perder o controle de algo que ela disse a ele", disse a jurada Claire Gallagher.

"Isso foi ainda corroborado por material em seu telefone e computador, que mostrou sua raiva e ressentimento por sua esposa estar buscando uma nova vida para ela e seus filhos. Uma página baixada se referia a uma esposa sendo morta pelo marido", acrescentou Claire.

Foi decretada a pena de prisão perpétua com um mínimo de 27 anos. Foi acrescentada também uma pena de um ano pelo porte da faca. O julgamento durou duas semanas e meia.

Aliny Mendes, 39 anos, morreu após ser esfaqueada em Surrey, no sudoeste da Inglaterra - Surrey Police - Surrey Police
Aliny Mendes, 39 anos, morreu após ser esfaqueada em Surrey, no sudoeste da Inglaterra
Imagem: Surrey Police

Segundo a polícia, Godinho aguardou Aliny e a filha pegarem o ônibus e seguiu o veículo até a escola. Lá, ele a esfaqueou múltiplas vezes e fugiu, abandonando a arma.

"Uma caçada foi lançada para encontrar Ricardo Godinho depois que um de seus colegas ligou para o 999 para informar a polícia que ele havia confessado o assassinato de Aliny. Ele foi preso por suspeita de assassinato uma hora e meia depois por policiais depois que eles o pararam em Malden Road, Cheam", informou a polícia de Surrey em nota.

"Tiraram uma mãe carinhosa"

Na época, a morte da brasileira causou comoção devido ao destino de seus filhos. Sua família aqui no Brasil chegou a abrir um financiamento online para custear o traslado do corpo e pagar um advogado para ajudar a manter as crianças juntas. O medo era que elas fossem separadas para adoção. Em pouco tempo o valor foi arrecadado.

Em nota a família contou do impacto que a morte da mãe teve nas crianças. "Aliny era uma mulher linda, inteligente, feliz e carinhosa que era amada por tantas pessoas, tanto no Reino Unido quanto em seu país de origem, o Brasil. Os eventos de sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019, tiraram não apenas uma irmã, uma filha, um neto e um amigo, mas, mais importante, tiraram uma mãe carinhosa de seus quatro filhos pequenos"

Segundo a nota, o impacto que a morte de Aliny deixou em seus filhos "é quase impossível de colocar em palavras. Todas as quatro crianças têm menos de 12 anos e agora não têm mãe, que é tão difícil para elas processar tão cedo"

A família agradeceu à justiça do Reino Unido pelos esforços, mas acrescentou que "nenhuma sentença jamais substituirá ou trará de volta nossa bela Aliny".

Notícias