Topo
Notícias

Austrália se diz "profundamente decepcionada" com detenção de escritor na China

19/07/2019 10h17

SYDNEY (Reuters) - A Austrália está "profundamente decepcionada" pelo fato de o escritor sino-australiano Yang Hengjun ter sido transferido para um centro de detenção para criminosos na China, disse a ministra das Relações Exteriores australiana, Marise Payne, em uma declaração contundente nesta sexta-feira.

Yang, que nasceu na China, foi detido em janeiro em Guangzhou, cidade do sul do país, em meio à tensão crescente entre a Austrália e sua maior parceira comercial desde que a gigante de telecomunicações chinesa Huawei foi impedida de participar de um projeto de rede 5G móvel no ano passado.

A razão da detenção de Yang não está clara, mas a chancelaria chinesa disse que "medidas compulsórias" foram adotadas como parte de uma investigação, reiterando que Yang é suspeito de atividade criminosa que ameaça a segurança do Estado.

Marise já havia dito que a Austrália foi informada nesta sexta-feira de que Yang foi transferido para a detenção de criminosos.

"O governo australiano está profundamente decepcionado". Disse. "O governo expressou preocupação com o bem-estar do doutor Yang e com as condições em que está sendo mantido".

"Pedimos esclarecimento quanto às razões da detenção do doutor Yang. Se ele estiver sendo detido por suas opiniões políticas, deveria ser libertado".

Yang, de 53 anos, cujo nome legal é Yang Jun, foi detido na China enquanto esperava uma transferência para Xangai neste mês depois de chegar de avião de Nova York.

O porta-voz da chancelaria chinesa rejeitou o comunicado de Marise, que considerou irresponsável.

(Por Tom Westbrook; Reportagem adicional de Michael Martina, em Pequim)

Notícias