Topo
Notícias

Toyota fará veículo elétrico especial para Olimpíada de Tóquio-2020

APM da Toyota para Olimpiada de 2020 - Divulgação/Toyota
APM da Toyota para Olimpiada de 2020 Imagem: Divulgação/Toyota
do UOL

Do UOL

Em São Paulo

18/07/2019 10h39

Apoiadora dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio em 2020, a Toyota anunciou hoje que está desenvolvendo um veículo elétrico especial para ser utilizado durante o evento do próximo ano. O chamado "APM" (sigla para Accessible People Mover, em português transportador acessível de pessoas) auxiliará a mobilidade e socorro de grandes multidões.

O veículo ajudará a transportar funcionários dos jogos, atletas e visitantes com necessidades especiais - como gestantes, idosos, famílias com filhos pequenos e deficientes físicos.

O veículo chegará a no máximo 19 km/h e terá autonomia de 100 km. Serão 200 APMs funcionando durante a Olimpíada para apoiar o transporte de pessoas, assim como auxiliar o socorro em instalações e eventos durante todo o verão.

A capacidade do veículo será de seis pessoas em três fileiras, incluindo o motorista - que estará em uma posição elevada parar ver todos os ocupantes, que podem entrar dos dois lados do veículo. A configuração pode ser alterada para receber um passageiro com cadeira de rodas.

O APM também possuirá uma maca para prestar socorro em caso de necessidade. No caso de um paciente estar sendo transportado, dois médicos podem acompanha-lo dentro do veículo ao lado da maca.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias