Topo
Notícias

Mercedes planeja abandonar produção de Classe X, diz site

Mercedes-Benz Classe X pode sair de linha antes do esperado por vender pouco -
Mercedes-Benz Classe X pode sair de linha antes do esperado por vender pouco
do UOL

Do UOL

Em São Paulo

18/07/2019 12h46

A Daimler, dona da Mercedes-Benz, deverá parar de produzir o modelo Classe X em futuro próximo. De acordo com o site Automotive News Europe, quatro alertas de prejuízo em 13 meses fizeram com que a montadora decidisse descontinuar a fabricação do carro.

A companhia tinha planos de construir o Classe X na América do Sul, na fábrica da Renault-Nissan em Córdoba, na Argentina. Entretanto, em fevereiro, alegando as condições econômicas locais, a Daimler anunciou que havia desistido da ideia.

Querendo se estabelecer no mercado de picape de médio porte, a Mercedes lançou o modelo em 2017. Entretanto, a receptividade não foi como o esperado, com apenas 16.700 sendo vendidas no último ano juntando Europa, Austrália e África do Sul.

Uma das razões por trás do fracasso é preço, que parte de 37.294 euros (R$ 114,8 mil) na Alemanha - bastante caro quando se pensa no mercado europeu, principalmente nos concorrentes de segmento, como Volkswagen Amarok e Ford Ranger. Outro motivo para a falta de sucesso do modelo foram os recalls que o carro sofreu, com um dos defeitos sendo uma luz que poderia se soltar e travar o pedal de freio.

O carro também não explorou um dos mercados mais adeptos de picapes, os EUA, onde carros de grande porte fazem sucesso.

O Classe X usa a mesma plataforma que o Nissan Navara e o Renault Alaskan, como parte da cooperação entre a Daimler e a Renault-Nissan. O carro é construído na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias