Topo
Notícias

Incêndio em estúdio japonês é "golpe à indústria de animação", diz analista

18/07/2019 08h50

Por Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - A famosa indústria de animação japonesa sofreu um grande golpe com o suposto incêndio criminoso em um estúdio de animação no qual 30 pessoas podem ter morrido e dezenas ficaram feridas, disse um comentarista de cinema.

O estúdio Kyoto Animation, localizado na antiga capital do Japão, Kyoto, é conhecido por animes populares, como "Hibike! Euphonium". O lançamento do filme de "Free! Road to the World - The Dream" está previsto para este mês.

O estúdio se destaca na notável indústria de animação do Japão, disse o comentarista de cinema Yuichi Maeda, de Tóquio.

"É uma das melhores e maiores empresas de animação do Japão, e, com essa perda de vidas, muitas das melhores mãos da animação do país provavelmente estão mortas", disse Maeda, com a voz embargada. "É muito doloroso de observar."

"É uma imensa presença nas animaçõe daqui. Ter essa quantidade de pessoas mortas de uma vez será um grande golpe à indústria de animação japonesa".

Enquanto algumas companhias, como a Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki, eram conhecidas pelo esplendor de seus cenários e o uso das cores, ou pelos traços bem detalhados, os pontos fortes do Kyoto Animation, fundado em 1981, estavam por todo lado.

"Eles realmente nunca fizeram algo errado. A animação era ótima, a qualidade das histórias era bem elevada. Em geral, o equilíbrio era simplesmente maravilhoso", elogiou.

"Eles fazem uma grande variedade de trabalhos, o tipo de coisa que todos amam. Eles não fazem coisas que as pessoas odeiam", acrescentou o comentarista. "Esse incidente é inimaginável".

Notícias