Topo
Notícias

Extensão do Chrome deixa qualquer um baixar celulares de amigos do Facebook

Facebook prometeu medidas contra criadores e desenvolvedores da extensão "Toolkit for FB" - iStock/Getty Images
Facebook prometeu medidas contra criadores e desenvolvedores da extensão "Toolkit for FB" Imagem: iStock/Getty Images
do UOL

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

18/07/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Extensão feita para o Facebook permite agrupar dados por meio de coleta automatizada
  • Serviço viola os Termos de Serviço do Facebook, que prometeu medidas contra criadores
  • Já o "Toolkit for FB" disse que "não há necessidade de obter permissão legal" para criar o serviço

Uma extensão disponível para quem usa o Google Chrome permite ao usuário realizar uma série de comandos no Facebook. Batizada de "Toolkit for FB", a ferramenta usa a API (interface de programação de aplicativos) do navegador para extrair, de forma rápida, números de celular dos contatos. A prática, no entanto, fere os termos de serviço da rede social.

Com interface simples, o Toolkit for FB disponibiliza uma série de comandos, a maioria deles com coleta automatizada, ou seja, voltada para o agrupamento de dados públicos a partir de um ou dois cliques. No ar há anos, o serviço foi baixado por mais de 460 mil pessoas e criado sem o consentimento do Facebook.

Um exemplo disto é a coleta de números de telefone: a extensão permite que você, ao escolher a opção citada, obtenha todos os telefones de seus amigos (que disponibilizaram a informação em modo público, ou apenas para amigos) em uma única lista.

A reportagem testou a função --que só opera quando o idioma é alterado para o inglês-- e obteve sucesso. Instantaneamente, o perfil pessoal de quem testou a ferramenta, no entanto, foi bloqueado pelo Facebook por 24 horas.

Além desta opção, a extensão possui comandos bem inusitados. "Convidar todos os amigos para participar de um grupo", "Bloquear todos os amigos", "Download de vídeos do Facebook" e "Deixar de seguir todas as páginas preferidas" são alguns deles.

Os dois lados da moeda

O Facebook se posicionou em relação ao assunto e prometeu medidas contra o serviço. "Acessar ou coletar dados de nossos produtos usando ferramentas automatizadas viola os Termos de Serviços do Facebook, e estamos trabalhando para notificar os criadores do navegador, bem como os desenvolvedores da extensão, sobre essa violação. Além disso, quando apropriado, o Facebook pode tomar medidas, inclusive legais, para coibir este tipo de comportamento".

Nos Termos de Serviço da rede social de Zuckerberg, há um parágrafo específico sobre o tema: "Você não pode acessar ou coletar dados de nossos produtos usando meios automatizados (sem nossa permissão prévia) ou tentar acessar dados que não tenha permissão para acessar".

Já os responsáveis pela extensão, que não é brasileira, acreditam que a responsabilidade do bom ou mau uso da ferramenta é dos usuários, e não de quem as criou. Eles afirmaram que a rede social pode punir o usuário "dependendo do seu comportamento no plugin", já que ele pode "prejudicar as políticas do Facebook". O Toolkit for FB completou dizendo que "não há necessidade de obter permissão legal de qualquer autoridade para o desenvolvimento de extensões do Chrome".

Página de perfil do Facebook permite adicionar número de telefone celular - Reprodução - Reprodução
Página de perfil do Facebook permite adicionar número de telefone celular
Imagem: Reprodução

E a privacidade?

Usuários comuns podem usar extensões como o Toolkit for FB para uso pessoal e dentro dos limites éticos, como por exemplo ampliar sua agenda telefônica pessoal e nada mais. Por outro lado, também podem ser usadas com fins escusos --como spam telefônico-- e em cibercrimes, afetando a privacidade e a segurança de terceiros.

A recomendação é a de checar sempre os dados pessoais que constam em suas redes sociais. No caso do Facebook, é possível alterar essas configurações e detalhes do perfil a qualquer momento. Na versão desktop, basta clicar na seta do canto superior à direita, ir em Configurações > Privacidade, ou Configurações > Linha do Tempo e Marcações, para fechar o alcance de certas atividades suas para os seus contatos.

Caso não lembre se seu número de celular está escrito no seu perfil ou não, vá na página principal do seu perfil do Facebook, depois em Sobre > Informações básicas e de contato > Informações de contato. Lá terá o campo "Adicionar um telefone celular", caso esteja em branco; ou o seu número, caso tenha incluído antes.

Se quiser incluir seu celular mesmo assim, digite o número com DDI (55, para Brasil) e DDD, e clique em Salvar Alterações. O Facebook enviará um SMS com uma senha para confirmar a existência do número. Agora, se quiser o inverso --apagar o número existente-- é só clicar em Remover da sua conta, ao lado do número que você queira remover.

Notícias