Topo
Notícias

Após distribuir desodorante, Viena perfuma metrô para amenizar mau cheiro no verão

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Viena

17/07/2019 14h18

O metrô de Viena começou a perfumar alguns de seus vagões para ajudar a combater os maus cheiros que surgem e se acumulam nos vagões nos meses de verão.

Quatro vagões, que circularão em uma primeira fase só neste mês pelas linhas U1 e U6, as mais usadas da capital austríaca, se distinguem do resto pelas decorações de suas portas, com imagens de flores com fundos de várias cores.

Os aromas, que são colocados nos vagões através do sistema de ventilação, são quatro no total: púrpura "Relax", verde "Energizante", laranja "Fresh White Tea" e rosa "Happy Joy".

No ano passado, foi adotada outra iniciativa para tentar combater o mau cheiro humano: distribuição de 14 mil desodorantes entre os usuários.

Desde janeiro deste ano também é proibido comer nos vagões.

Público aguarda o início do concerto Noite de Verão, na praça Schoenbrunn, em Viena (Áustria) - Guo Chen/Xinhua - Guo Chen/Xinhua
Público aguarda o início do concerto Noite de Verão, na praça Schoenbrunn, em Viena
Imagem: Guo Chen/Xinhua

O metrô é gerenciado pela companhia pública municipal Wiener Linien e alterna entre trechos subterrâneos com outros ao ar livre (percorridos na maior parte pela U6), o que somado à ausência de ar condicionado em parte dos trens faz com que os vagões se aqueçam com maior facilidade.

A companhia lançou uma pesquisa online, aberta até 31 de julho, para determinar qual é o aroma favorito dos usuários, e em função dos resultados, estudará como proceder durante o mês de agosto e no verão de 2020.

De qualquer forma, a empresa não planeja perfumar toda a frota do metrô de Viena.

Notícias