Topo
Notícias

EUA autorizam envio de mais 2,1 mil militares à fronteira com o México

14.fev.2019 - Patrulha trafega próximo à fronteira dos Estados Unidos com o México, vista a partir da cidade mexicana de Tijuana - Guillermo Arias/AFP Photos
14.fev.2019 - Patrulha trafega próximo à fronteira dos Estados Unidos com o México, vista a partir da cidade mexicana de Tijuana Imagem: Guillermo Arias/AFP Photos

17/07/2019 21h26

Os Estados Unidos autorizaram o envio de mais 2,1 mil militares para a fronteira com o México, elevando para 6,6 mil o número de soldados que atuam na região para conter a imigração ilegal.

O Pentágono confirmou à Agência Efe a decisão tomada pelo secretário interino de Defesa, Richard Spencer, que autorizou hoje o envio de mais 1,1 mil integrantes das Forças Armadas e 1 mil agentes da Guarda Nacional do Texas para a fronteira sul do país.

Segundo o governo americano, as tropas chegarão nas próximas semanas e ajudarão nos trabalhos de vigilância aérea. Além disso, os homens prestarão apoio operacional, logístico e administrativo à Agência de Proteção Alfandegária e Fronteiras dos EUA (CBP).

Atualmente, 2,5 mil membros das Forças Armadas e 2 mil agentes da Guarda Nacional trabalham na fronteira.

O envio de mais homens da Guarda Nacional do Texas para a região já tinha sido antecipado pelo governador do estado, o republicano Greg Abbott, que recebeu no início do mês o pedido formal do Departamento de Segurança Nacional por mais agentes.

A chegada de imigrantes, a maior parte procedente da América Central, cresceu nos últimos meses. Segundo a CBP, 95 mil pessoas foram detidas ou se entregaram aos agentes em junho.

O envio de agentes da Guarda Nacional para a fronteira começou depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter declarado emergência nacional para combater a imigração. EFE

Notícias