Topo
Notícias

Women to Watch Brasil anuncia homenageadas de 2019

do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/07/2019 14h24Atualizada em 16/07/2019 17h30

Cinco executivas brasileiras do mercado de comunicação e marketing nacional foram indicadas na edição 2019 do prêmio "Women to Watch Brasil". A iniciativa, idealizada pelo Advertising Age, maior veículo de publicidade do mundo, seleciona e homenageia anualmente as mais bem-sucedidas profissionais no mundo da publicidade, marketing e mídia.

As selecionadas para este ano foram Beatriz Bottesi (Instagram), Fiamma Zarife (Twitter), Ilca Sierra (Casas Bahia), Maria Fernanda Albuquerque (Ambev) e Renata Bokel (IBM).

O "Women to Watch" é realizado há quase duas décadas nos Estados Unidos.

No Brasil, o evento é realizado pelo Meio & Mensagem e chega à sua sétima edição. A iniciativa lista, anualmente, um grupo de mulheres que estão colaborando com os negócios de importantes marcas, agências e veículos do país.

Executivas recebem placas de homenagem em agosto

"Receber essa homenagem me encheu de alegria, principalmente por ver quantas mulheres estão se dedicando de corpo e alma para um mundo mais inclusivo, por um mercado publicitário com mais diversidade, mais igualdade, menos assédio e menos ego", disse Beatriz.

Para Fiamma, a cultura de inclusão é fundamental dentro das empresas. "Grandes líderes devem ter a responsabilidade de zelar para que a diversidade aconteça dentro de suas empresas. Assim, poderão servir de exemplo para inspirar outras companhias. A indicação mostra o reconhecimento do trabalho do Twitter a favor de uma cultura diversa e inclusiva", afirmou a executiva.

"O prêmio valoriza a liderança feminina, que, por meio de iniciativas como essa, ganha mais visibilidade e espaço", diz Ilca.

"Opiniões, visões e histórias diferentes têm muito mais valor para uma empresa, uma marca ou até mesmo uma pessoa crescer", disse Maria Fernanda. "Essa indicação também me emociona por poder inspirar minha filha e todas garotas da companhia a também acreditarem no seu potencial para conquistarem seus sonhos", declarou a executiva da Ambev.

Para a diretora da IBM, a indicação é emocionante. "O mais motivador de estar nessa lista é a possibilidade de inspirar toda uma geração de mulheres a lutar por seu sonhos e acreditarem no seu potencial. A nossa indústria ganha muito com iniciativas como esta, que promovem líderes preocupadas com uma cultura mais justa, diversa e inclusiva", afirmou Renata.

As executivas receberão oficialmente a homenagem no dia 27 de agosto, em almoço no Hotel Unique, em São Paulo. Os patrocinadores do evento, no Brasil, são ESPM, Facebook, Canal GNT e Universa, plataforma do UOL.

Confira o perfil de cada uma das indicadas:

Beatriz Bottesi, country marketing manager do Instagram no Brasil

Depois de cinco anos na Coca-Cola, empresa onde alcançou o posto de diretora de marketing e comunicação, Bia Bottesi encarou um novo desafio profissional em março de 2019, ao assumir o cargo de marketing manager do Instagram no Brasil. Antes, também foi diretora de marketing de Nike e Red Bull.

Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter Brasil

Com vasta experiência em empresas das áreas de tecnologia e comunicação, Fiamma Zarife começou a carreira no departamento de marketing da Petrobras e, na sequência, no banco Boa Vista. O ingresso na Algar iniciou uma jornada por empresas de telecomunicações, na qual vieram depois Telecom Itália, Oi e Claro. Após passagens por Samsung e Riot, ingressou no Twitter em 2015, assumindo o comando da operação em 2017.

Ilca Sierra, diretora de Marketing e Comunicação da Casas Bahia

Recém-contratada pelas Casas Bahia para a operação de marketing multicanal, Ilca Sierra encerrou uma trajetória de dez anos no Magazine Luiza, onde desempenhou função similar. Também no varejo, trabalhou como coordenadora de marketing do Grupo Pão de Açúcar e teve passagens por Pernambucanas e Twentieth Century Fox Home Entertainment.

Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da Skol

No marketing da Ambev desde 2007, Maria Fernanda Albuquerque galgou uma trajetória por várias áreas do portfólio do grupo até que, em 2015, assumiu a direção de marketing de Antarctica e da área institucional da Ambev. O desempenho a levou para outro desafio, dois anos depois: dirigir o marketing de Skol, a principal marca da companhia. No início da carreira, também trabalhou no marketing da operadora Vivo.

Renata Bokel, head of consumer engagement da IBM iX

Após trajetória que contemplou várias agências de publicidade, como Ana Couto Branding, Fischer America e Africa, Renata Bokel assumiu a vice-presidência de planejamento estratégico da Isobar e, posteriormente, desempenhou a mesma função na Havas. Era vice-presidente de estratégia da BETC quando, em junho do ano passado, foi convidada pela IBM iX para ser head de consumer and engagement para a América Latina.

Notícias