Topo
Notícias

Superfície da Lua já recebeu 12 astronautas

16/07/2019 07h11

Redação Central, 16 jul (EFE).- Desde 2 de janeiro de 1959, quando a então União Soviética lançou a primeira sonda Luna 1, foram enviadas à Lua cerca de 60 missões tripuladas e não tripuladas que coletaram dados sobre o satélite da Terra.

Rússia, Estados Unidos, Japão, China, União Europeia, Índia e, recentemente, Israel foram países os que realizaram missões à Lua, e 12 astronautas, todos da agência espacial americana (Nasa), caminharam sobre sua superfície.

Embora a União Soviética tenha sido o primeiro país a conseguir orbitar o único satélite natural da Terra, em 1959, com a Luna 1, foram os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin os primeiros homens a pisar sobre a superfície lunar, dez anos depois.

Mas Armstrong e Aldrin, além de Michael Collins, que permaneceu pilotando a unidade de controle "Columbia", não foram os únicos a chegar à Lua: após a Apollo 11, outras cinco missões com três tripulantes cada uma visitaram o satélite.

No total, 12 astronautas pisaram no solo lunar, e seis orbitaram o satélite com o módulo de comando.

A última missão foi a Apollo 17, em 1972, com tripulação composta por Eugene A. Cernan (comandante), Harrison H. Schmitt (piloto do módulo lunar) e Donald E. Evans (piloto do módulo de comando).

Cernan foi um dos 12 astronautas da Nasa a pisar na Lua, para onde viajou em duas ocasiões: a primeira quando a orbitou na Apollo X, em maio de 1969, e a segunda a tocar sua superfície em 1972.

Missões do programa Apollo a partir de 1969:

- 1969, Apollo 11 (EUA) - Lançada em 16 de julho, chegou à Lua no dia 20 às 22h56 (horário de Houston, 0h56 do dia 21 em Brasília), com os astronautas Neil A. Armstrong (comandante, foi o primeiro homem a pisar na Lua), Edwin E. Aldrin (piloto do módulo lunar, o segundo homem que pisar em solo lunar) e Michael Collins (piloto do módulo de comando, que ficou orbitando a Lua). Armstrong e Aldrin utilizaram o módulo "Eagle" para descer ao satélite da Terra.

- 1969, Apollo 12 - Pousou na Lua em 19 de novembro com os astronautas Charles "Pete" Conrad (comandante e terceiro homem a pisar na Lua), Alan L. Bean (piloto do módulo lunar) e Richard F. Gordon (piloto do módulo de comando, que ficou orbitando); a missão terminu com sucesso em 24 de novembro.

- 1970, Apollo 13 - A tripulação teve que abortar a missão após uma explosão em um tanque de oxigênio. Os três astronautas, James Lovell, Fred Haise e John Swigert, retornaram sãos e salvos à Terra.

- 1971, Apollo 14 - Lançada em 31 de janeiro, chegou à Lua em 5 de fevereiro com Alan B. Shepard (comandante, primeiro astronauta da Nasa a viajar ao espaço em 1961), Edgar Sr. Mitchell (piloto do módulo lunar) e Stuart A. Roosa (piloto do módulo de comando); a missão foi concluída com sucesso em 9 de fevereiro.

- 1971, Apollo 15 - Lançada em 26 de julho, chegou à Lua no dia 30 com uma tripulação composta pelos astronautas David R. Scott (comandante), James B. Irwin (piloto do módulo lunar) e Alfred M. Worden (piloto do módulo de comando); a missão terminou com sucesso em 7 de agosto.

- 1972, Apollo 16 - Lançada em 16 de abril, pousou no satélite no dia 21 e foi a primeira que chegou às montanhas da Lua. Formavam a tripulação o comandante John W. Young, Charles M. Duke como piloto do módulo lunar e Thomas K. Mattingly II como piloto do módulo de comando; foi encerrada em 27 de abril.

- 1972, Apollo 17 - Decolou em 7 de dezembro, foi o único lançamento noturno. A tripulação, a última que viajou ao satélite, era formada por Eugene A. Cernan, comandante, Ronald E. Evans, piloto do módulo de comando que ficou orbitando a Lua, e Harrison H. Schmitt, piloto do módulo lunar e doutor em geologia.

A missão, que retornou à Terra em 19 de dezembro, teve a permanência mais longa na superfície lunar e foi a primeira a incluir um cientista. EFE

Notícias