Topo
Notícias

Salvini manda recensear campos de ciganos para traçar plano de despejo

16/07/2019 12h02

Roma, 16 jul (EFE).- O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, pediu nesta terça-feira aos delegados de governo do país um relatório sobre os acampamentos de ciganos para localizar os ilegais e "preparar um plano de despejo".

Em carta, o ministro italiano pede que o censo seja elaborado em duas semanas e ressalta a necessidade de concentrar-se nas situações de "ilegalidade e degradação que frequentemente se registram nos assentamentos" e que "frequentemente constituem um perigo para a ordem pública e a segurança".

O censo, segundo escreve Salvini aos delegados de governo, terá que informar sobre o tipo de assentamento, a densidade de população, as condições nos acampamentos (presença de água, redes elétricas e de esgoto) e o número de menores.

Salvini acrescenta que, para "superar as situações de degradação e restaurar as condições de legalidade", será ativado um plano de "evacuação progressiva das áreas ilegalmente ocupadas".

Em declarações recentes, Salvini afirmou que "era hora que os ciganos começassem a pagar pelos serviços".

O ministro já havia provocado polêmica no ano passado quando propôs a realização de um censo das pessoas de etnia cigana para expulsar os não nascidos no país e lamentar que seria preciso "deixar ficar" os que sejam italianos.

Segundo os números divulgados por Salvini, na Itália vivem 40.000 ciganos em assentamentos.

Na Itália, no entanto, a lei não permite um registro de caráter étnico e, finalmente, essa proposta não saiu do papel. EFE

Notícias