Topo
Notícias

Vídeo erra ao dizer que escritório em endereço caro de Nova York é do MST

Arte UOL sobre Reprodução
Imagem: Arte UOL sobre Reprodução
do UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/07/2019 04h01

Um video que circula pela internet desde meados de maio afirma ter "descoberto" um escritório do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Manhattan, bairro de classe alta em Nova York."No metro quadrado mais caro do mundo, um escritório do MST. Não sei se dá para vocês ver [sic]. Tem dois vidros aqui, mas eu estou vendo perfeitamente o MST, a bandeira perfeitinha", diz o homem no vídeo publicado no Facebook. "Na nona avenida, Manhattan."

Enquanto filma, ele aproxima a imagem de uma bandeira vermelha com um círculo branco e o que aparenta ser o mapa do Brasil verde dentro, formato semelhante à bandeira do movimento.

FALSO: Escritório não pertence ao MST

O escritório não pertence ao movimento, mas a uma organização cultural chamada "The People's Forum".

Ao UOL, o diretor-executivo da organização, Manolo De Los Santos, afirmou que o escritório nas imagens divulgadas foi alugado por eles em Manhattan, na 37th Street, entre a oitava e a nona avenida (local indicado no vídeo), e explicou que não pertence ao MST.

"Nós nos inspiramos no MST, mas eles não têm nenhum escritório e nós não os representamos de forma alguma", afirmou De Los Santos, por email.

Segundo o diretor, a organização é "um espaço cultural e educacional" que realiza "diversos eventos e aulas sobre justiça social em diferentes lugares do mundo, incluindo Brasil".

No início de abril, quando o ex-presidente Lula completou um ano preso, eles realizaram o evento "Free Lula Day", em que se debateu a possível liberdade do petista.

Ao UOL, a assessoria do MST negou que tenha qualquer imóvel em Nova York.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias