Topo
Notícias

Brasil assume presidência rotativa do Mercosul

16/07/2019 12h22

SÃO PAULO, 16 JUL (ANSA) - Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil assumirá a presidência rotativa do Mercosul por um período de seis meses nesta quarta-feira (17), durante reunião dos chefes de Estado do bloco em Santa Fé, na Argentina.   


A cerimônia da 54ª Reunião do Conselho do Mercosul será realizada após debates entre os representantes de governos e diplomatas, que devem discutir medidas para simplificar e desburocratizar as relações comerciais e institucionais entre as nações que compõem o próprio bloco e outros países.   


A delegação brasileira é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e tem o objetivo de aprofundar as providências adotadas pela Argentina, país que é o atual líder pró-tempore do bloco e comandou com sucesso as negociações com a União Europeia Tarifa Externa Comum - Segundo integrantes da delegação brasileira, o Brasil vai trabalhar para reduzir as Tarifas Externas Comuns (TECs), que são aplicadas na comercialização de produtos entre os membros do bloco. As TECs foram criadas no início do Mercosul para proteger a indústria de cada país e, dessa forma, evitar o monopólio da produção. Com o tempo, porém, as TECs contribuíram para que o Mercosul se transformasse em um bloco de países fechados e avessos ao comércio mundial.   


O fechamento do acordo com a UE vai proporcionar, segundo os brasileiros, que essas tarifas sejam reduzidas para que o comércio na região se iguale às condições do bloco europeu.   


(ANSA - Com informações da Agência Brasil)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias