Topo
Notícias

Sobe para 59 o número de mortos por chuva na Índia e no Nepal

14/07/2019 13h02

Nova Délhi/Katmandu, 14 jul (EFE).- Pelo menos 59 pessoas morreram, 30 estão desaparecidas e 2,6 milhões foram afetadas pelas fortes chuvas de monção que caíram os últimos dias no Nepal e no nordeste da Índia, segundo a última apuração divulgada neste domingo pelas autoridades locais.

No Nepal, as fortes precipitações que afetam o país desde quinta-feira deixaram até o momento 55 mortos, 30 desaparecidos e 33 feridos, afirmou à Agência Efe o chefe do Centro de Operações de Emergência do Nepal, Bed Nidhi Khanal.

"Ainda estamos recopilando informação e o número de mortos pode aumentar", afirmou Khanal, que afirmou que foram mobilizados sete helicópteros em vários distritos do país onde ocorreram deslizamentos de terra, mas as más condições meteorológicas impediram que participem dos resgates.

Além disso, os afetados pelas fortes chuvas já são 33 mil pessoas em 28 distritos do país, enquanto mais de 2 mil foram resgatadas, anunciou hoje no Parlamento o ministro de Interior, Ram Bahadur Thapa.

O Departamento de Hidrologia e Meteorologia do Nepal informou que a situação começa a melhorar no país e que as piores precipitações se concentram agora no sul do país.

Perto da fronteira com o Nepal, no estado do nordeste indiano de Assam, as fortes chuvas também deixaram desde quinta-feira pelo menos quatro mortos, enquanto os afetados neste mês na região já passam de 2.645.533, segundo informou hoje a Autoridade Estatal de Gestão de Desastres de Assam (ASDMA).

As autoridades abriram também para os afetados pela monção cerca de 327 refúgios, onde por enquanto estão amparadas 16.596 pessoas, depois que contabilizassem 3.181 localidades afetadas pelas fortes chuvas, revelou ASDMA.

Estes incidentes meteorológicos são frequentes no Sul da Ásia na época de mais intensidade das chuvas de monção, entre julho e agosto, quando costumam deixar centenas de mortos e milhões de afetados na região. EFE

Notícias